Fale Conosco - Ligação Gratuita
0800 052 8800
Pós-Doutorado em Família
Pós-doutorado exclusivo para alunos angolanos e de demais países da África.
Seu Pós-doutorado em módulos intensivos – Com aulas na Argentina.
,
Turmas Novas
23 de janeiro a 27 de janeiro de 2017.
O Pós-Doutorado em Família no Brasil
A Universidad del Museo Social Argentino, UMSA, em parceria com o Instituto de Educação Superior Latinoamericano, IESLA, tem a honra de disponibilizar ao público angolano o Pós-Doutorado em Família, ministrado por eminentes autoridades da área de família na sede da UMSA em Buenos Aires – Argentina..
O Pós-doutorado em Família da UMSA/IESLA admite investigação nas seguintes áreas jurídicas: Direito de Família, Direito Civil, Direitos Humanos, Ciências Jurídicas e Sociais. Os programas individuais são desenvolvidos sob a supervisão de um Professor Doutor indicado pela Universidade. O plano do Curso contempla variadas atividades acadêmicas, entre as quais a participação e ministração de exposições, apresentações públicas, participação em aulas de variados ciclos de estudos e, sobretudo, a investigação científica avançada com produção de relatório final.
O Museu Social Argentino, com mais de 100 anos de existência, organizou-se em forma de Universidade há mais de 50 anos e tem ministrado doutorado em diferentes áreas, com centenas de diplomados de variadas nações. Possui programa regular de pós-doutorado destinado a investigadores doutores que desejem atingir o ápice da investigação científica de alto nível e assim contribuir com relevantes soluções para o mundo complexo e globalizado.
Fundamentação
A Universidad Del Museo Social Argentino vem formando ininterruptamente Doutores em Ciências Jurídicas e Sociais desde 1970. Ao largo desta trajetória, UMSA, conta com um sólido espaço que, sustentado na investigação como pilar fundamental, garante a formação de novos investigadores e docentes do mais alto nível acadêmico.
Neste marco, e a partir do impacto que o Doutorado tem gerado na comunidade acadêmica nacional e latino-americana, se projeta este programa de Pós – Doutorado.
Este se constitui como um espaço para o desenvolvimento dos Doutores, em seu perfil como investigadores docentes, possibilitando sua participação em um âmbito científico de permanente atualização disciplinaria e fomentando a investigação na área, assim como a construção e consolidação de novas linhas temáticas para a abordagem acadêmica.
Público Alvo
Doutores em Direito ou ciências afins. Mediante análise de currículo admitir-se-ão, excepcionalmente, doutores de áreas não jurídicas que se proponham a produzir uma investigação científica relacionada com o tema do Direito proposto no programa.
Objetivos
O principal objetivo do programa de pós-doutorado é aprofundar a formação de investigadores e docentes no mais alto nível na área de família. As distintas exigências se orientam a lograr os seguintes objetivos:
- Impulsionar o desenvolvimento da investigação como instrumento básico da geração do conhecimento científico.
- Promover o incremento qualitativo e quantitativo do acervo de conhecimento da área mediante o emprego sistemático da metodologia de investigação científica transferíveis ao âmbito profissional, acadêmico e comunitário.
- Potencializar o nível acadêmico e o rigor científico para o aperfeiçoamento de investigadores e docentes.
Modalidade
O Programa de Pós-Doutorado será ministrado de forma intensiva em uma semana de duração, durante o qual os alunos participarão das atividades presenciais que forma parte do Programa: Classes Magistrais e Oficina de Investigação.
Metodologia
O Programa de Pós-Doutorado se organiza a partir de uma estrutura flexível que busca responder as necessidades individuais de cada aluno/participante em função de sua linha de investigação e temática de especialização.
O Programa de Pós-Doutorado em Família conta com um conjunto de atividades que permitirão aprofundar conhecimentos e habilidades associadas a produção de conhecimento científico.
O Programa de Pós-Doutorado se conforma com as seguintes atividades:
Conferências Magistrais: Terão como objetivo o aprofundamento e atualização no estado de arte do conhecimento científico na área de família. As mesmas serão desenvolvidas por destacados profissionais do Direito, investigadores e Docentes com prestígio nacional e internacional.
Oficina de Investigação: Essas oficinas se organizam a partir de cada uma das linhas de investigação em Direito da Universidade e terão como objetivo introduzir os Pós-Doutorandos em espaços de integração para o desenvolvimento de seus próprios projetos de investigação.
Essas oficinas se organizam a partir de cada uma das linhas de investigação em família da Universidade e terão como objetivo introduzir os Pós-Doutorandos em espaços de integração para o desenvolvimento de seus próprios projetos de investigação.
Requisitos para recepção do título (graduação): O Programa conta com duas exigências que permitem acreditar a expertise do Pós-Doutorado:
Atividades de Investigação: Corresponde a acreditação de 50 horas de atividades investigativas através de:
- A publicação dos artigos científicos em Revistas especializadas (nacionais ou estrangeiras) sobre o tema da Tese Pós-Doutoral ou Documentos que comprovem participação em Congressos disciplinares com Comitê Científico/ Acadêmico.
- A Acreditação em Cursos ou Seminários vinculados ao aprofundamento no tema da Tese.
Tese Pós-Doutoral: Corresponde a apresentação e defesa oral perante Tribunal da Tese Pós-Doutoral, de acordo com os requisitos estabelecidos no regulamento específico do Programa.
A partir das atividades descritas, o Programa de Pós-Doutorado acredita um total de 280 horas, de acordo com a seguinte distribuição:
Atividade | Horas |
---|---|
Conferências Magistrais | 40 horas |
Oficina de Investigação | 40 horas |
Total de Atividades Presenciais: | 80 horas |
Requisitos para Graduação: | Horas |
---|---|
Atividades de Investigação | 50 horas |
Tese Pós-Doutoral | 150 horas |
Total horas Programa: | 280 horas |
Diretora do Programa: Doutora Teodora Zamudio – veja currículo aqui
Grade curricular
- Dra. Lucila Cordoba – A Família e o Direito – Vínculos e estruturas familiares; Violência Doméstica.
- Dra. Vilma Maria Inocencio Carli – A Síndrome de Alienação Parental.
- Dr. Marcos Cordoba – A Criança como sujeito vulnerável: direitos e interesses.
- Dra. Sara Bernardes – Marco da Primeira Infância, a Lei 13.257 de 08 de março de 2016; Justiça da família; A responsabilidade do Estado.
- Dra. Teodora Zamudio – Seminário de Investigação Científica.
Coordenação Acadêmica no Brasil
A orientação no Brasil está a cargo do Dr. Joaquim Miranda Júnior, Promotor de Justiça em Minas Gerais, com Mestrado em Coimbra, Doutorado e Pós-doutorado em Buenos Aires; e da Dra. Sara Bernardes – Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires.
Cronograma
Clique aqui e baixe.
Processo de Seleção
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no pós-doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.
Avaliação
- o candidato se submeterá a prévia avaliação curricular;
- em até 90 dias após o primeiro encontro e as aulas teóricas, o pós-doutorando apresentará projeto de um programa de atividades, com destaque para a pesquisa científica a ser retratada em relatório final;
- o pesquisador registrará os seminários ministrados, as eventuais pesquisas de campo e demais atividades ligadas ao tema definido em seu projeto de pesquisa, desenvolvidas sob supervisão do doutor indicado;
- no prazo máximo de 2 anos a contar do início do programa, entregará ao Comitê Acadêmico da UMSA o Relatório dos trabalhos para avaliação.
Requisitos para Admissão
Os candidatos aprovados deverão apresentar à ESJUS os seguintes documentos:
(I) Currículo completo, com linha de pesquisa definida e carta de intenção de ingresso no Pós-doutorado;
(II) Ficha UMSA devidamente preenchida;
(III) 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF;
(IV) 2 cópias autenticadas do diploma de graduação;
(V) 2 cópias autenticadas do histórico de graduação;
(VI) 2 cópias autenticadas do diploma de mestrado;
(VII) 2 cópias autenticadas do histórico do mestrado;
(VIII) 2 cópias autenticadas do diploma de doutorado;
(IX) 2 cópias autenticadas do histórico de doutorado;
(X) 2 cópias de comprovante de residência;
(XI) cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso;
(XII) 4 fotos 3×4, atuais;
(XIII) 3 vias do contrato de prestação de serviços , devidamente preenchidas e assinadas.
Certificação e título
Aprovando o Relatório, o Comitê Acadêmico autorizará a emissão de Certificado de pós-doutor para os que concluírem o programa com aproveitamento. A Universidade do Museo Social Argentino emitirá o Diploma na área a que se vincula o tema elegido. Ou seja, Pós-Doutor em Família com orientação em Direito de Família, Direito Civil, Direitos Humanos, Ciências Jurídicas e Sociais.
Quer saber mais?
Contate a ESJUS – Clique aqui
Depoimentos de Alunos
Clique aqui e confira.
Local das aulas
UMSA – University of Argentine Social Museum, Sarmiento 1565, C1042ABC CABA, Argentina.
Inscreva-se já. São poucas vagas por turma!