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Doutorado em Epistemologia e História da Ciência

UNIVERSIDAD NACIONAL DE TRES DE FEBRERO (UNTREF)

Autorizada sua validade Nacional pelo Ministério de Educação Argentino

Turmas novas

21/07 a 01/08/14.

O Doutorado

A grande novidade  introduzida nas sociedades contemporâneas, é que ao contrário das anteriores,  o papel central do conhecimento científico em todas as áreas de sua operação argumenta que sua posse é a chave para o desenvolvimento e bem-estar dos países.

Neste contexto, dada a aceleração das descobertas científicas e tecnológicas, a reflexão sobre a ciência constitui um elemento essencial para o seu domínio e avanço.

As disciplinas que fazem esta reflexão ao objeto central são:

  • metodologia de pesquisa, ou a sequência de passos que orientam a pesquisa e a estrutura científica,
  • epistemologia, que examina as bases conceituais que dão racionalidade ao método científico e aos princípios de cada ciência,
  • história da ciência, sem cuja metodologia e epistemologia seria vazia, e que remetem ao estudioso atual pensando estilos do passado, para enriquecer suas perspectivas.

O doutorado possui a intenção de desenvolver essas três vertentes, na crença de que sem o rigor formal e conceitual da metodologia e epistemologia, a compreensão da atividade científica e exercício enfrentam dificuldades consideráveis.
Nós adicionamos a eles uma história da gênese e desenvolvimento de conceitos e teorias da ciência, longe de ser uma simples lista em ordem cronológica, porque pensamos que é o reservatório natural de ideias e procedimentos que fertilizam o pensamento atual.

Modalidade intensiva

O doutorado tem uma carga horária de 540 horas divididas em 5 módulos quinzenais realizadas nas férias de janeiro e julho.  Ao final do curso o aluno tem três anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente a área de concentração escolhida, para defesa perante banca em época oportuna.

Foi estruturado pela Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), atendendo pedido da ESJUS-ESLA para satisfação das características especiais dos alunos do Brasil. O curso será ministrado na universidade de Pós-graduação da UNTREF na cidade de Buenos Aires, Argentina.

Público Alvo

Direcionado a brasileiros graduados em qualquer área de ensino em qualquer nível, por instituições universitárias com planos de estudo não inferiores a quatro anos de duração, com a carga horária mínima de 2700 h.

Processo de seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análiseaos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Coordenação Acadêmica

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Direito.

Matrícula

Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar a ESJUS-ESLA os seguintes documentos:

(I)  currículum vitae;
(II) 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF;
(III) 2 cópias autenticadas do passaporte;
(IV) 2 cópias autenticadas do diploma de graduação e com  firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório;
(V) 2 cópias autenticadas do histórico de graduação e com  firma do Reitor (ou responsável que assinou o histórico) reconhecida em cartório ;
(VI) 2 cópias de comprovante de residência;
(VII) cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso;
(VIII) 4 fotos 3×4, atuais;
(IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços , devidamente preenchidas e assinadas.
(X) Os documentos solicitados nos itens (IV e V ) deverão ser chancelados no MRE.
(XI) O aluno deverá levar em mãos o diploma e histórico da graduação originais para conferência pela UNTREF.

O doutorando poderá viajar e se hospedar por conta própria, havendo, todavia, pacote especial para passagem aérea e hospedagem em grupo em hotéis de médio porte em Buenos Aires. As orientações detalhadas estão disponíveis através de nosso Departamento Doctor Travel, o que redunda em sensível economia no custo total de viagem.

Objetivos acadêmicos

Universidades são confrontadas com o desafio de formação de recursos humanos em um contexto de mudança contínua, onde a ciência se torna o principal fator que torna o desenvolvimento e o próprio funcionamento das sociedades contemporâneas. Nós sabemos que, nestas circunstâncias, o conhecimento que é ensinado hoje será rapidamente superado várias vezes, até mesmo na vida dos nossos alunos.

Dominar significa conhecimento, então, hoje não só sei o que é conhecido em diferentes campos da ciência, mas também possuir ductilidade suficiente para incorporar novos conhecimentos, às vezes antagônicas para aqueles que possuem. É necessário, em suma, aprender a pensar, o que equivale a incorporar o processo de aprendizagem das condições epistemológicas, históricas e da estrutura social de todo o conhecimento.

Essa incorporação consciente da metodologia científica para o processo de ensino-aprendizagem precisa se movimentar a partir da figura tradicional do professor que transmite o conhecimento já desenvolvido, o professor-pesquisador, que contribui para novos conhecimentos. E mudar a imagem do estudante que incorpora o conhecimento passivamente, cujo processo possui um papel ativo na investigação: desenvolver recursos humanos para gerar conhecimento científico original, conduzindo pesquisas e ensinar o objetivo principal para o Doutorado em Epistemologia e História da Ciência.

Investimentos

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Plano de Estudos

DISCIPLINAS CARGA HORARIA
Elementos de lógica, lógica informal y teoría de conjuntos 54
Introducción a la investigación histórica 54
Ciencia y sociedad 54
Epistemologí I 54
Historia de la Ciencia I 54
Epistemología II 54
Epistemología de las Ciencias Sociales 54
Historia de la Ciencia II 54
Concepciones Semánticas de la Ciencia 54
Historia de la Ciencia III 30
Epistemología II
Seminario de Tesis 30

Ciclo Personalizado

Cursos e seminários ministrados pelo Diretor de Tese
Tutorial de Tese
Pesquisa

Tese

Corpo Docente

Nome Título Universidade País Lecionará
César Lorenzano Doctor Universidad Nacional Autónoma de México México Epistemología I; Historia de la ciencia III; Seminario de tesis
Ricardo Gómez Doctor State University of California USA Ciencia y Sociedad
Gustavo Castagnola Doctor Universidad de Essex Gran Bretaña Introducción a la Investigación histórica
Fernando Tula Molina Doctor Universidad Nacional de La Plata Argentina Historia de la ciencia I; Historia de la ciencia II
Pablo Lorenzano Doctor Universidad Libre de Berlin Alemania Concepciones semánticas; Historia de la ciencia II
Eduardo Scarano Doctor Gran Bretaña Epistemología II
Antonio Castorina Doctor Universidad de Buenos Aires Argentina Epistemología III
Félix Schuster Master London School of Economics Epistemología de las ciencias sociales
Verónica Tozzi Doctora Universidad de Buenos Aires Argentina Epistemología de las ciencias sociales
Gladys Palau Doctora Universidad de Buenos Aires Argentina Elementos de lógica, lógica informal y teoría de conjuntos

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