Seminários e solenidade do IESLA/ESJUS alcançam êxito no conceito do público acadêmico - ESJUS - Escola Superior de JustiçaESJUS – Escola Superior de Justiça



Fale Conosco - Ligação Gratuita
0800 052 8800

Seminários e solenidade do IESLA/ESJUS alcançam êxito no conceito do público acadêmico

A última edição do XVIII Seminário Transdisciplinar de Teses e Dissertações e do XIX Seminário Internacional de Teses e Dissertações da Área da Saúde que terminaram no sábado, 14 de Abril, foi um sucesso entre os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos presentes.

O evento que aconteceu na sede oficial do IESLA, localizada em Belo Horizonte, possibilitou aos inscritos uma oportunidade singular de aprimoramento do conhecimento e a possibilidade de estar ainda mais perto de grandes nomes do meio acadêmico.

Além disso, constava na programação a abertura dos cursos de MBA em Gestão Empresarial de Negócios e de Pessoas, Especialização em Direito Público e Pós-Doutorado em Investigação e Docência Universitária.

Para o Reitor da IUNIR, Mario Secchi, a inauguração do primeiro módulo do Pós-doutorado em Investigação e Docência Universitária no Brasil é exclusiva e tem apresentado grande procura pelos alunos.

Em conversa com a presidente do IESLA, Dra. Sara Bernardes, foi possível tornar ainda mais visível os motivos pelos quais o evento é sempre um sucesso, “[…] tudo isso, é o resultado de um trabalho desenvolvido com muito compromisso e esmero. Apresentamos alta qualidade acadêmica reunindo um corpo docente de renome internacional, cujos currículos validam nossos cursos, além de submeter esses mesmo cursos às avaliações dos nossos criteriosos alunos. Neste evento, oferecemos a eles espaços para o desenvolvimento das oficinas de tese em um laboratório de produção cientifica. […]”, disse.

O IESLA é reconhecido hoje como um centro de pesquisa internacional, onde mais de 25 universidades estão reunidas com o proposito de desenvolver ciência.

Foi pensando nisso que, durante os três dias de seminário, os futuros mestres, doutores e pós-doutores puderam usufruir de tutorias individuais e aulas nas mais diversas áreas do conhecimento, ministradas por mestres e doutores das universidades parceiras do IESLA na Argentina como: a Dra. Sara Bernardes (Presidente do IESLA), Dr. Cilas Bernardes (Vice-presidente do IESLA); Dr. Joaquim Miranda (Diretor Acadêmico do IESLA), Dr. Mario Secchi (reitor do Instituto Universitário Italiano de Rosário), Dra. Teodora Zamudio (Diretora do Doutorado em Ciências Jurídicas da UMSA), Dr. Melillo Dinis (doutor em Ciências Jurídicas pela UMSA) e Dr. Nicolás Rodriguez León (Diretor do Departamento de Pós-graduação da IUNIR) que compõem a ilustre grade acadêmica.

O diretor do departamento de pós-graduação da IUNIR, Dr. Nicolás Rodriguez, descreve em entrevista como é realizado todo o projeto de criação e desenvolvimento da dissertação de mestrado e da tese doutoral. “[…] os alunos estão trabalhando com o processo de investigação que tem como produto o conhecimento. Estamos aqui para auxiliá-los no desenvolvimento do ponto de vista crítico de sua tese ou dissertação […]”, disse.

Já a Diretora do Doutorado em Ciências Jurídicas da UMSA, Dra. Teodora Zamudio, discursou sobre coragem e a garra dos mestrandos, doutorandos e pós- doutorandos.

Para o diretor acadêmico, Dr. Joaquim Miranda, os seminários vão muito além das programações, […] esse seminário foi mais um passo relevantíssimo para nossa instituição. Mais do que isso, foi importante para o crescimento individual de nossos mestrandos, graduandos e pós- graduandos que aqui vieram. O evento para mim foi um sucesso total, […]” completa com regozijo.

 

Solenidade

Na noite da última sexta-feira, dia 13 de Abril, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos participaram da solenidade de entrega do II Prêmio IESLA de Produção Acadêmico-Científica/2018.
O prêmio é conferido a mestres e doutores que se inscrevem pela ESJUS ou pelo IESLA em suas universidades parceiras e que já tenham defendido suas respectivas dissertações e/ou teses doutorais.

Para a presidente do IESLA, Dra. Sara Bernardes, este é mais um passo marcante na história do IESLA/ESJUS, “[…] esse é um momento sublime para nós, que nos traz consolidação por todo esse caminho percorrido, que abre os horizontes e nos permite alargar as fronteiras […]”, afirma.

Já para os premiados, como é o caso do doutorando em Ciências Biomédicas, Dr. Francicero Rocha Lopes o momento é único, “[…] o prêmio foi muito importante para mim e, principalmente, para minha carreira. Essa, com certeza, será a primeira de muitas realizações. […]”, disse.

O evento contou com a presença de autoridades ligadas à Educação nos níveis superiores, além de autoridades civis, eclesiásticas, políticas, acadêmicas, militares e alunos de várias partes do país e de outras nacionalidades.

Foi neste cenário que a presidente do IESLA, Dra. Sara Bernardes conferiu o título Honoris Causa a duas personalidades, a Dra. Teodora Zamúdio, Diretora do Doutorado em Ciências Jurídicas da UMSA e ao Professor e Dr. Luís Fernando Pires Machado.

Para o Dr. Luís Pires Machado, receber o título foi engrandecedor, “[…] fui contemplado com a comenda de título Honoris Causa pelo IESLA, uma instituição respeitadíssima e que está no caminho certo para prosseguir ao futuro. […]”. Ainda de acordo com o ele, o prêmio enaltece o bom trabalho realizado pelos inscritos.

Além das premiações, foi lançada oficialmente durante a solenidade a edição de ouro, volume 5 da Revista Acadêmica e também as obras “Análise Crítica do Conceito de Anistia na Lei 6.683/1979 e o conceito de perdão na ADPF 153: Hermenêutica Crítica” do Dr. Sérgio Ricardo de Freitas Cruz e “Paralisia Cerebral: Humanização no Tratamento Infantil” da autora e Dra. Joheny Pina.

 

IESLA em Angola

 

A parceria entre o IESLA e a Angola está cada vez mais forte. A prova disso se deu por meio de alunos angolanos inscritos no seminário e que estavam 100% satisfeitos com a programação que encontrou aqui. Como foi o caso do Professor e Dr. Morais Quifica Samuel Matulo, de Luanda em Angola, “[…] acredito que o IESLA conseguiu abrir as portas para a democratização do ensino. O fato de eu ser Angolano e estar nesta instituição, constitui, sem sombras de dúvidas, construir competências para que a Angola possa se beneficiar desta formação. Já posso considerar o IESLA como um laboratório do conhecimento cientifico […]”, afirma Matulo.

Visando sempre a acessibilidade a todos os públicos ávidos pelo conhecimento qualitativo, o IESLA vem escrevendo uma história de parceria bem sucedida na Angola.  Hoje, já são dezenas de angolanos rumo à defesa da tão sonhada dissertação de mestrado ou doutorado.

Esjus - Escola Superior de Justiça
Avenida Miguel Perrela, 698, 2° Piso.
Castelo – Belo Horizonte – MG – CEP: 31.330-290
Telefones: 31 2513-8800 - 0800 052 8800